Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2015

Paralisia do Sono

                Já vos aconteceu acordar a meio da noite e depararem-se que não se conseguem mexer? A este acontecimento chama-se Paralisia do Sono. Este acontecimento traduz-se numa paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos frequência, imediatamente antes de adormecer. Estes momentos tendem a existir quando o cérebro acorda de um estado REM, este estado que é similar ao funcionamento normal do cérebro quando estamos acordados. Este estado de Paralisia do Sono leva-nos a rápidos momentos de alucinação, que acorrem em muitos casos, embora seja inexistente em vários acontecimentos destes.

                As alucinações que estão presentes em casos de Paralisia do Sono, é incapacidade de movimentar o corpo, sentido-se presos, contudo o único movimento possível de se fazer é o movimentos dos olhos, sendo este o estado REM ("Rapid Eye Movement"- movimento rápido dos olhos). Além desta sensação, é comum também sentir a presença de algo ou alguém pressionando o peito, sentindo o aperto na garganta e nos pulmões. Estes acontecimentos são parte de um sonho que tenhamos tido anteriormente, que conduza a este estado ou mesmo sem razão aparente de aparecimento.


                Uma das possíveis causas apontadas a estes acontecimentos de Paralisia do Sono estão ligados ao sistema neurológico, onde existe uma pequena falha na ligação entre os neurónios que se ligam ao tronco cerebral. Esta pequena falha deve-se a falta de uma hormona que advém do excesso de consumo de banana em certo intervalos do dia, ou mesmo horas antes de dormir. Além desta causa outras que podem estar na origem desta Paralisia, estão a seguintes incluídas:
- Indução consciente da paralisia
- Agenda de sono irregular
- Stress elevado
- Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém
- Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio
- Sono induzido através de medicamentos como anti-histaminas
- Nível elevado de cansaço
                Falando mais particularmente, esta Paralisia do Sono já me acontece mais de duas vezes, que segundo estudos é o número mínimo de ocorrer durante a vida de um individuo. Quando me aconteceu não sabia do que se tratava. Numa das noites em que me aconteceu lembro-me de me sentir preso e incapacitado de me mexer, sendo que conseguia apenas mexer os olhos e ver aquilo que me rodeava. Sendo colocado neste situação uma das minhas preocupações enquanto acontecia era gritar para que alguém me viesse socorrer, que também é um dos efeitos desta Paralisia, mas que ao gritar apenas havia a dicção e não havia som a sair da minha boca.

                Depois de passada a situação da qual acordei realmente assustado com o que se tinha passado, e para comprovar o que tinha passado realmente nesse momento, decidi perguntar aos meus pais se me tinham ouvida gritar durante a noite, pois na altura não sabia nada do que se tratava. Passaram 2 meses desde que isso aconteceu pela última vez e encontrei um artigo pela Internet a falar sobre esta assunto com o título que retratava o que era esta Paralisia do Sono.

                Já alguém teve esta Paralisia do Sono? Como se sentiram nesse momento, se tal já vos aconteceu? Como se sentiram quando souberam o que era? Ou quando souberam por aqui o que era? Partilhem comigo essas opiniões sobre este tema, caso tenham experienciado este estado partilhem comigo.


2 comentários:

Briana disse...

a paralisia nunca me aconteceu.. o que já aconteceu é ver bichos no quarto ou coisas a voar (ou seja alucinações normais)

Amante Japonesa disse...

Acho que nunca me aconteceu ...